top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Bernardo

Opeth - Terra Brasil 08/02/2023

Após 03 anos de espera, finalmente o Opeth veio ao BRasil para fazer seu tão aguardado show.

Até então, o local do show seria o "Carioca CLub", mas o fato de ter lotado o local e após diversas solicitações a Overload, sabiamente, resolveu atender aos pedidos e mudou o local do show para o " Terra Brasil". DEcisão correta uma vez que quase toda lotação da casa foi atendida. Só dar uma olhada na foto abaixo.


Foto: Artur Satriani


E o publico era um misto de novos e antigos fãs com camisetas das mais diversas bandas o que apenas demonstra como o estilo da musica do opeth é abrangente. Fica até difícil classificar a banda em algum estilo pois as influencias vão do death metal gutural ao mais psicodélicos rock progressivo.

Da formação original somente o vocalista e guitarrista Mikael Åkerfeldt que entrou na banda praticamente logo após a sua formação e assumiu o baixo e boa parte das composições.



O segundo mais velho na banda é o baixista Martín Méndez . Entrou na banda em 1997, no lugar de Mikael que resolveu se dedicar a guitarra e as composições. Esta na banda desde o album Still Life. de 1999. Um monstro no baixo. Estava inspirado esta noite .


O guitarrista Fredrik Åkesson entrou na banda em 2007 e gravou o álbum Watershed de 2008. Alem de eximio guitarrista, mostrou esta noite que tem uma otima voz. cantando diversos trechos das musicas além de backing vocal.


O tecladista Joakim Svalberg entrou em 2011 e gravou o album Heritage (2011).


O mais novo integrante é o baterista Waltteri Väyrynen que entrou para substituir Martin “Axe” Axenrot, demitido ano retrasado.. Embora uma causa oficial não tenha sido revelada, fontes próximas indicam que o antigo titular saiu após recusar a vacina contra a Covid-19. Preciso e rápido, mostrou muita técnica tocando partes extremamente complexas .



Com mais de 30 anos e 13 álbuns lançados , escolher o setlist para uma apresentação não é facil.

Porém o Opeth foi democrático e escolheu uma musica de cada álbum lançado fazendo uma seleção com as melhores e mais relevantes musicas. Lógico que sempre acaba ficando algo de fora, mas nenhum álbum foi esquecido.





SET-LIST

Blackwater Park-Harvest

Damnation - Windowpane

Deliverance - Deliverance

Ghost Reveries -Ghost of Perdition

Heritage - The Devil's Orchard

In Cauda Venenum -Allting tar slut

Morningrise- Black Rose Immortal

My Arms, Your Hearse - Demon of the Fall

Orchid - Under the Weeping Moon

Pale Communion - Eternal Rains Will Come

Sorceress - Sorceress

Still Life - The Moor

Watershed - Burden

Ao todo foram 13 faixas com mais de 2 horas de show.



Mikael é um frontman contido mas que fez muitas interações com o publico. Logo de começo informou que ficou impressionado com o publico cantando mais alto que seu retorno auricular.




Na metade do show informou que a banda estas fazendo alguns shows mas vai parar por um tempo para se dedicar a novas composições.




Antes do grande final com "Deliverance" a banda executou 3 vezes o cover de 2 segundos para a musica "You Suffer" do Napalm Death.





Ao final agradeceram ao publico e saíram sem muita demora. O publico satisfeito saia comentando como valeu a pena esperar por este momento.


Agradecemos a Overload por autorizar as fotos e pela parceria.,



Comments


bottom of page