top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Bernardo

Projeto FRACTAL lança pesadíssimo álbum de estreia ligado aos conceitos do budismo!

FRACTAL: Uma colaboração musical profunda e cativante



Dentro da música contemporânea não existem limites, e o projeto chamado Fractal mostra claramente que unir o peso do Metal moderno com grooves encorpados e conceitos do budismo, pode sim funcionar, e muito!

Esse projeto capitaneado pelos músicos Rafhael Jorge (vocal/100 Dogmas/Mathagal) e Guilherme Adriano (guitarra/Homoiousios/Mathagal), talentoso produtor e multi-instrumentista brasileiro radicado nos EUA mais conhecido como The Gee J.

A química entre os dois, somada ao guitarrista Juvi Cristofolini (Motim) já deu o ar da graça com o primeiro EP da Mathagal, "Contos de Meia-Noite", lançado ano passado, mas a dupla não parou por aí, lançando um novo projeto cuja experiência musical fosse ainda mais envolvente e inspiradora.

O conceito por trás do projeto Fractal é oferecer músicas curtas e dissonantes, explorando melodias envolventes e modernas com muito peso e groove, tudo embalado por guitarras de 8 cordas totalmente influenciado por bandas como Fear Factory e Meshuggah.

Outro diferencial desse projeto são os temas abordados em suas letras que trazem profundos e complexos preceitos baseados na cultura do budismo, onde acreditam que a música é uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens importantes de inspiração e reflexão da humanidade sobre nossa existência, bem como as adversidades do mundo atual.

Assista "Upaya" (Official Video)

Ouça "Caminho do Meio" em https://onerpm.link/951395329106

O tracklist e seus significados são:

"Upaya" (meios habilidosos ou meios hábeis) "Prajna" (sabedoria ou conhecimento transcendental) "Samsara" (ciclo de nascimentos e mortes) "Karma" (ação ou causa e efeito) "Bardo" (estado intermediário ou intervalo) "Dukka" (sofrimento ou insatisfação) "Anicca" (impermanência)

Guilherme Adriano - instrumental, produção e mixagem Rafhael Jorge - vocal e letras

Masterização por Guilherme Neves Arte por AI Fantasy Art (@ai.fantasy.art)

Para fãs de: Fear Factory, Meshuggah, Gojira, The Empire Shall Fall, Machine Head

A faixa "Samsara" estreou no programa Pegadas de Andreas Kisser, da Rádio 89FM, no último dia 11 de junho, mas o álbum completo com 7 faixas encontra-se disponível em todas plataformas digitais.

Mais informações:

Rafhael Jorge (vocalista), que após ter mergulhado de cabeça num processo de autorreflexão e descoberta, encontrou uma forma de enfrentar seus próprios medo e anseios, comentou: "Escrever essas letras profundas e explorar melodias com grooves cativantes tem sido uma forma de expressar minhas emoções mais íntimas e me conectar comigo mesmo de maneira muito mística. Essas músicas têm tido um impacto profundo na minha vida, pois me levaram a refletir sobre o mundo que nos cerca, suas adversidades e desafios emocionais. Cada faixa do projeto traz consigo uma mensagem poderosa e significativa, que ressoa na minha alma de maneira muito pessoal."

O importante da mensagem com conceitos budistas da Fractal é transmitir uma mensagem de esperança e inspiração para os ouvintes, mesmo sendo moldada em uma sonoridade intrincada e pesada. "Essa jornada foi uma verdadeira terapia para minha alma e minha criatividade", explicou.

Sobre a parceria com o guitarrista e produtor Guilherme Adriano, mais conhecido como The Gee J, Rafhael não poupou elogios: "Esse projeto me permitiu explorar novos horizontes musicais e trabalhar ao lado de um músico talentoso como Guilherme. Sua habilidade em produção, mixagem e instrumental trouxe vida às nossas composições, elevando a minha experiência musical a um nível superior, principalmente falando em tempos e métricas. Resumindo, o cara é monstro (risos)".

"Mais música com menos música", comentou Guilherme Adriano. "A vibe experimental da Fractal permitiu que a gente explorasse essa limitando a composição a apenas 2 minutos de duração, nos libertando de compor em estruturas tradicionais e ajudando a focarmos no cerne/coração da composição".

Sobre a sonoridade da Fractal, Guilherme finaliza dizendo: "Pegamos alguns elementos de nossos outros projetos, a Mathagal e a 100Dogmas, e moldamos em algo novo e impactante, juntamos com a temática budista, sem perder os grooves, o peso e a essência do metal moderno".

Contatos:

Comments


bottom of page