top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Bernardo

Ravel encara mudanças e traz sonoridade moderna no álbum Impermanente

Produção do disco de estreia do quarteto paulistano é assinada pelo grego Nick Grivellas



Arte da capa: Caio Gomes


Abraçar a impermanência é imprescindível para viver melhor. É improvável ter controle sobre todas as coisas da vida, mas se pode tentar ter controle e saúde mental para reagir às infinitas situações durante a jornada da existência. É pelo caminho do efêmero, o de encarar mudanças como algo positivo, que o quarteto paulistano Ravel lança em plataformas digitais o primeiro full álbum, Impermanente.



Com nove faixas, Impermanente é moderno, com uma sonoridade que agrega referências do rock, do hardcore e até mesmo da música pop. A produção ficou a cargo do grego Nick Grivellas.

O single do álbum é 'Flores', sobre superação e esperança, com pegada comercial, com arranjos que flertam com elementos da música pop.

E por falar em singles, foram três antes do lançamento de Impermanente: 'Névoa', 'Então é Isso' e 'Planar' (com videoclipe, assista aqui: https://youtu.be/_l2vx_Z92l8?feature=shared), que juntos somam mais de 38 mil plays no streaming.

Impermanente, plural e expansivo


O disco de estreia é uma ruptura na carreira da Ravel: é a fase de expandir pontos de vista em forma de música, uma pluralidade latente ao longo da audição do álbum.

"Procuramos muitas e muitas e muitas referências nacionais e internacionais até chegar na fórmula que chegamos. Ainda estamos testando, mas tem uma premissa inegociável para banda: A gente precisa amar o som que a gente está tocando e sabemos que ter essa escolha é de um privilégio enorme", comenta o vocalista Eduardo Costa.

Impermanente, a arte da capa


Neste registro, tudo está conectado e tudo foi minuciosamente planejado, de cada acorde à capa do disco, produzida pelo ilustrador e quadrinista Caio Gomes.

O briefing da banda é um perfeito script da sensação de escutar o álbum de mente aberta à mudanças e encarar a vida de peito aberto.

"A ideia era mostrar um pouco sobre como uma mente muitas vezes luta contra o inevitável e o incontrolável e que mesmo coisas que fazem parte do nosso dia, da nossa vida são impermanentes. Às vezes parece um tormento e a gente se perde na própria bagunça, mas elas também passam", ressalta a baterista Jessy Alberola.


O artista captou perfeitamente e materializou com cores fortes e muitos elementos.

"É uma pessoa no meio do quarto com tudo ao seu redor, voando, para mostrar esse estado mental em que ela se encontra, do caos, de que nada é permanente e tudo é fora do lugar. É um novo começo dos integrantes e o disco diz muito sobre isso, de recomeços, e que tudo pode mudar de lugar. As cores também vão nessa ideia, são fortes, como o roxo e o verde para trazer uma tensão ao personagem".


Ficha Técnica de Impermanente (full álbum, 2024)

Produzido por Nick Grivellas e Cauê Pittorri

Arranjos: Nick Grivellas (Grécia)

Mixagem: Nick Grivellas

Masterização: Cauê Pittorri (Estúdio Dalla Sound - Campinas/SP)

Capa: Caio Gomes

Fotos: Giuliana Miniguiti

81-20230226104443 MG 9933



Fotos: Giuliana Miniguiti


A R4VEL


A R4VEL está na ativa desde 2015 e chega a 2024 com o lançamento do aguardado primeiro full álbum Impermanente, que consagra a trajetória como uma banda que constantemente buscou ampliar horizontes e apresentar uma sonoridade contemporânea.

A banda é conhecida por aliar peso e melodia em suas composições junto a letras com reflexões sobre o cotidiano, questões sociais e até políticos.

A banda já trouxe a experiência de nomes renomados em algumas canções, como em 'Densidade', do EP Mantra, produzida por Fernando Sanchez (CPM 22), Italo Nonato (Pense), Danilo de Souza (Bullet Bane) e Fernando Uehara (Bullet Bane). O clipe da faixa (assista aqui) foi produzido por Derick Borba, do projeto Gravando Bandas.

Nestes anos, a R4VEL dividiu palco com grandes nomes do underground, como Dead Fish, CPM 22, Glória, Hateen, Pense e Ratos de Porão, além de participações em eventos de repercussão nacional, como na primeira edição do Insane Music Festival, GIG Music, Oxigênio Music Festival e Hardcore contra o Fascismo.


Integrantes

Eduardo Costa (vocal, @dutycosta)

Kai Rodrigo (guitarra, @digokai)

Fábio Chexx (baixo, @fabiochexx)

Jessy Alberola (bateria, @jessyalberola)


R4VEL nas rede sociais

184-20230226100145 MG 9658



Fotos: Giuliana Miniguiti

Comments


bottom of page